Sistema de Prevenção e Combate a Incêndio com melhor custo-benefício

Publicado: jul. 8 de 2022
Tempo médio de leitura: 3 minutos
Sistema de prevenção de incendios

Sistema de Prevenção e Combate a Incêndio da sua empresa, indústria ou condomínio está em dia? As edificações comerciais são obrigadas a renovar anualmente o CLCB – Certificado de Licenciamento do Corpo de Bombeiros e manter todos os equipamentos funcionando e dentro da data de validade.

Infelizmente, muitos empresários acabam querendo “economizar” e deixam as manutenções e atualizações de documentação para depois. Mas esse é o típico caso do barato que pode sair muito, mas muito caro.

Quem não tiver com os documentos do Corpo de Bombeiros em dia está sujeito a multas, que variam conforme a gravidade da infração e o Estado. No Paraná, por exemplo, o valor pode chegar a R$ 265 mil e ainda dobrar, se não forem feitas as correções em 180 dias. Em alguns casos, o local também pode ser interditado, trazendo mais prejuízos financeiros.

Além disso, sem um sistema eficiente de prevenção e combate a incêndio, as edificações ficam vulneráveis a sinistros, podendo sofrer uma perda irreparável de patrimônioprocessos judiciais de pessoas ou outras empresas atingidas, sem contar os danos imensuráveis à imagem da empresa, impactando negócios futuros.

Como ficar em dia com o Corpo de Bombeiros no Combate a Incêndios?

O primeiro passo é contratar uma empresa especializada para analisar o atual Sistema de Prevenção e Combate a Incêndios da edificação e apontar as correções necessárias para que esteja de acordo com as normas vigentes.

Na sequência, é feito o Plano de Segurança Contra Incêndio e Pânico – PSCIP, documento que apresenta todas as medidas de segurança, dispositivos e equipamentos presentes no local e que será apresentado ao Corpo de Bombeiros.

O PSCIP é assinado por um Engenheiro e deve ser feito por uma empresa especialista no assunto, como a RA Engenharia, pois existem diversas normas técnicas e administrativas que precisam ser cumpridas à risca.

Ter um Plano eficiente é fundamental para proteger vidas e reduzir danos ao meio ambiente e ao patrimônio.

Principais documentos necessários

  • CLCB – Certificado de Licenciamento do Corpo de Bombeiros

É a autorização (licença) concedida pelo Corpo de Bombeiros para o uso das edificações e para o funcionamento dos estabelecimentos, quando estão conforme as normas exigidas. Atividades econômicas de baixo risco podem fazer o Licenciamento Simplificado, que não exige a vistoria do Corpo de Bombeiros.

Prazo de validade: 1 ano

Estão dispensadas do Licenciamento apenas: Edificações de uso residencial unifamiliares; Propriedade destinada à atividade agrossilvipastoril, excetuando-se silos e armazéns; e Atividade econômica ambulante (carrinhos de lanche, barracas itinerantes etc.).

  • CVCB – Certificado de Vistoria do Corpo de Bombeiros

É o documento certificando que a edificação ou estabelecimento foi vistoriado e está em conformidade com as normas do Corpo de Bombeiros.

Prazo de validade: Varia conforme cada caso, mas sua duração máxima é de 5 anos.

É obrigatório para: Construção, ampliação e/ou reforma de edificações, áreas de risco e estabelecimentos com área construída acima de 750 m² e cuja atividade econômica seja caracterizada de médio ou alto risco; Eventos temporários (circos, eventos etc.); Mudança de ocupação ou uso; e Regularização das edificações ou áreas de risco.

Medidas e equipamentos de Prevenção e Combate a Incêndio obrigatórios para empresas

As medidas e equipamentos de segurança atuam tanto de forma passiva, evitando o surgimento de um incêndio, quanto ativa, limitando sua propagação, minimizando danos e permitindo a saída das pessoas do local de forma segura. Confira as principais medidas estruturais e equipamentos exigidos pelo Corpo de Bombeiros para empresas:

Medidas estruturais: Acesso de viatura na edificação e área de risco (NPT 006); Separação entre edificações (NPT 007); Segurança estrutural nas edificações (NPT 008); Compartimentação horizontal e compartimentação vertical, com elementos corta-fogo (NPT 009); e Saídas de emergência (NPT 011).

Equipamentos: Exaustores e dutos para controle de fumaça (NPT 015); Iluminação de emergência (NPT 018); Detecção e alarme de incêndio (NPT 019); Sinalização de emergência (NPT 020); Extintores (NPT 021); Hidrante e mangotinhos (NPT 022); Chuveiros automáticos (sprinklers) (NPT 023).

A RA Engenharia disponibiliza todos os equipamentos necessários para seu Sistema de Prevenção e Combate a Incêndios. Solicite um orçamento!

A importância da manutenção preventiva no Combate a Incêndios

Além de instalar um sistema eficiente, é importante sua manutenção preventiva constante, para garantir que todos os equipamentos estejam dentro de seu prazo de validade e funcionando corretamente.

Além de garantir que o Sistema de Prevenção e Combate a Incêndios funcione perfeitamente, as manutenções preventivas reduzem os custos na manutenção corretiva e com possíveis multas, em caso de vistoria.

Conheça todos os nossos serviços!

Como garantir um sistema de Combate a Incêndios com o melhor custo-benefício

Mais do que baixo custo, o empresário deve buscar o melhor custo-benefício para seu Sistema de Prevenção e Combate a Incêndios e entender isso como um investimento. Como apresentamos ao longo deste artigo, fazer pequenas economias pode acarretar enormes prejuízos.

Não entregue a segurança do seu patrimônio a amadores. Procure empresas sólidas no mercado e de confiança, como a RA Engenharia, que atua desde 2007 no segmento e tem o compromisso com a melhoria contínua e a busca constante pela excelência.

RA Engenharia se destaca por seus produtos de qualidade e sua equipe técnica altamente qualificada, que atua tanto de forma preventiva, quanto corretiva, apresentando relatórios mensais e anuais, com prontuário das instalações.

Outra vantagem é seu aplicativo exclusivo, que permite ao empresário acompanhar em um painel de controle todo o Sistema de Prevenção e Combate a Incêndios, permitindo a rápida detecção de problemas e correções.

Converse agora com um consultor e conheça todos os serviços e produtos oferecidos pela RA Engenharia para deixar sua empresa segura e com o melhor custo-benefício.

compartilhe essa página

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Artigos Relacionados

jun. 23 de 2022

Fábrica da Grafflit tem projetos RA

jun. 23 de 2022

Nova sede da RA amplia espaço físico

jun. 23 de 2022

RA realiza instalações na Gerdau Londrina