PPCI: o que é, como elaborar, qual o preço?

Publicado: jul. 28 de 2022
Tempo médio de leitura: 4 minutos
PPCI: o que é, como elaborar, qual o preço

O PPCI é uma das inúmeras responsabilidades e normas de segurança exigidas para a execução e entrega de uma obra, seja residencial, comercial ou industrial.

É também o primeiro passo para ficar em dia com o Corpo de Bombeiros, já que ele é necessário para o AVCB e CLCB, licenças necessárias para um negócio funcionar dentro da lei que devem ser renovadas periodicamente.

Elaborar o PPCI é uma tarefa complexa, ainda mais dependendo do tamanho e risco que o local emprega, e nunca deve ser entregue na mão de amadores e profissionais iniciantes.

Confira agora tudo o que você precisa saber sobre o PPCI e tire suas dúvidas.

O que é PPCI?

PPCI é a sigla que abrevia o plano de Prevenção e Proteção Contra Incêndios, que se baseia em um conjunto de normas e determinações criadas para garantir a segurança, conscientização e capacitação das pessoas em casos de incêndio em edifícios. Em alguns Estados, também é chamado de Plano de Segurança Contra Incêndio e Pânico – PSCIP.

O plano é exigido na legislação (Lei 13.425/2017 – ou Lei Kiss, que se originou por conta da tragédia na boate Kiss, em 2013), e fiscalizado posteriormente pelo Corpo de Bombeiros, que verifica se as instalações e implementações do local estão de acordo com as normas exigidas.

A responsabilidade do plano é do proprietário do edifício, que irá designar um engenheiro, arquiteto ou empresa especializada, como a RA Engenharia, para a sua elaboração. Tudo isso com o intuito de identificar todas as ações que devem ser tomadas para prevenção e combate de incêndio, como equipamentos, sinalizações, rotas de evacuação e respostas a emergência, entre outros.

Todos os funcionários, supervisores e responsáveis pelo edifício devem ter acesso a uma cópia do documento, e estudar todos os procedimentos descritos para estarem preparados a seguir os passos, se um possível acidente com fogo acontecer.

Como elaborar o PPCI

A execução do plano é de responsabilidade de profissionais credenciados ao Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA). Além disso, esse profissional deve estar apto a realizar outro laudo, a Anotação de Responsabilidade Técnica (ART), definindo-o como responsável técnico pela obra.

O PPCI deve ser elaborado em todo tipo de estabelecimento residencial, comercial e industrial que precise obter o Certificado de Licenciamento do Corpo de Bombeiros (CLCB) e o Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB) para poder funcionar, como  é o caso de escolas, hospitais, teatros, comércios, indústrias, edifícios em geral e outros.

Em suma, o engenheiro responsável pela obra irá elaborar o plano, adotando todas as medidas de segurança exigidas e necessárias para a prevenção de incêndio.

Posteriormente, o documento será analisado pelo Corpo de Bombeiros e, se aprovado, o órgão ainda fará a vistoria para verificação dos equipamentos e a instalação. Caso seja necessário, os bombeiros ainda podem exigir novas medidas de segurança e adequações.

Por isso, é tão importante contar com uma empresa especialista no assunto, como a RA Engenharia, que atua há mais de 15 anos no mercado e possui profissionais altamente tecnificados para elaborar o PPCI e demais necessidades para prevenção e combate a incêndios.

O que deve conter no PPCI

O plano de Prevenção e Proteção Contra Incêndios deve seguir e estabelecer uma série de diretrizes já definidas, cada uma dentro de alguns tópicos.

Plano de emergência contra incêndio

O PPCI deve conter as características gerais do edifício, assim como as plantas de emergência; todos os procedimentos básicos de emergência contra incêndio e pânico; plano de abandono e previsão de simulação de exercícios.

Medidas de controle

Cabe ao PPCI definir as responsabilidades de segurança, saúde e proteção contra incêndios, além de garantir supervisão adequada desse ponto, tudo isso buscando garantir que todos entendam seus papeis e responsabilidades.

Equipamentos e saídas de emergência

O PPCI irá definir a quantidade, localização e quais equipamentos deverão ser utilizados, conforme o tamanho do local, o risco, o tipo do edifício, a carga do incêndio, entre várias outras questões, baseadas nas instruções técnicas determinadas pelo Corpo de Bombeiros do seu Estado.

Em edifícios que já possuem equipamentos de segurança, deverá ser verificado se a quantidade de equipamentos é suficiente para todo o perímetro, se estão dentro da validade e em perfeito estado; se existem saídas de emergências capazes de retirar todas as pessoas rapidamente em caso de incêndio; e se há pessoas com treinamento para manuseio dos itens de segurança.

>> Leia também: Analise os melhores Sistemas de Detecção e Alarme de Incêndio para sua empresa

Qual o preço do PPCI

O preço para execução do plano vai variar conforme a área, altura e risco de incêndio, além da quantidade de equipamentos que serão necessários. Ao solicitar um orçamento, verifique atentamente todos os itens que estão inclusos e se há previsão de instalação dos equipamentos, quais marcas de produtos são utilizadas, entre outros.

Muitas vezes, buscando economizar, o gestor acaba não se atentando a esses detalhes que impactarão em prejuízos muito maiores no futuro.

Deve-se sempre buscar o melhor custo-benefício, aliando serviços e materiais de qualidade e preço justo, mas nunca procurar apenas o mais barato.

RA Engenharia: segurança, credibilidade e melhor custo-benefício

E se você precisa de assessoria para elaborar o PPCI do seu edifício, conte com a RA Engenharia. Há 15 anos no mercado, contamos com uma equipe técnica especializada, qualificada e com o compromisso de entregar um serviço de excelência.

Por conta dessa missão, hoje somos referência em projetos elétricos, manutenção preventiva, infraestrutura, execução de laudos, e serviços de combate, detecção e prevenção de incêndios.

Entre em contato agora mesmo com um consultor, conheça todos os nossos serviços e produtos, e agende a elaboração do seu PPCI.

compartilhe essa página

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Artigos Relacionados

jun. 23 de 2022

RA instala centrais de incêndio no Aeroporto de Maringá

PPCI: o que é, como elaborar, qual o preço?

jun. 23 de 2022

Multinacional de tubos tem proteção da RA